Furoshiki: bolsa de uma alça
Furoshiki, lá vamos nós ! Depois de decorar como se faz o nó básico, que vai ser usado em praticamente em todas as peças, está na hora de botar a mão na massa, ou melhor, no quadrado de tecido.
Hoje vamos mostrar como se faz uma bolsa de tecido de uma alça só, que aprendemos no workshop da Fundação Japão. Ela fica parecendo aquela bolsa que a cegonha carrega o bebê nos desenhos animados. Se quiser fazer uma bolsa para pendurar no ombro, como a da foto acima, você vai precisar de um quadrado grande de tecido com tamanho mínimo de 90X90 cm.
Antes que perguntem, vale qualquer tecido e em qualquer tamanho, desde que seja quadrado. A escolha do tipo de material e das dimensões vai depender do uso que você quer dar a ele. Mas No caso de bolsa, usar um tecido 100% algodão não é legal porque amassa muito. Na foto acima, a bolsa foi feita com um tecido de seda e viscose, próprio para furoshiki, que pertence a mãe da Andrea.
Neste vídeo a gente mostra a mesma bolsa feita num tecido menor. Divirtam-se:
Fácil, né ? Bem, não deixem de carregar um quadrado de tecido na bolsa. Agora que você domina a técnica, ele poderá ser sempre muito útil para comprinhas. É só tirar o tecido e dobrar lá, na hora, a sua sacola. Se todo mundo ficar olhando e você pode explicar que se trata de um furoshiki, que é nova moda em termos de sacola ecológica, que surgiu no Japão do período Edo, etc...

 Obs:Infelismente não foi possivel "postar" o vidio como fazer uma bolsa de firoshiki!!!