segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vai nevar?

“Vai ou não vai nevar?" 

Nesta quarta-feira (17), dia em que Curitiba relembra a última vez que nevou na cidade, meteorologistas emitiram um alerta de neve para quatro cidades do Paraná. De acordo com eles, o fenômeno pode acontecer na segunda-feira (22) em Palmas e em General Carneiro, no sul do estado, e também, em Clevelândia e em Pato Branco , no sudoeste. O fenômeno também deve atingir Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, uma frente fria deve chegar ao Paraná até a madrugada de sexta-feira (19), trazendo chuva ao estado. “Todas as regiões paranaenses vão ter dias bastante chuvosos até domingo (21). Nesse dia, haverá queda brusca das temperaturas, especialmente na divisa com Santa Catarina e na região oeste”, esclarece.
Para que a neve ocorra, Verardo explica que é necessário ter a combinação de chuva e muito frio. “Primeiro, vem a frente fria com chuva e depois, a massa de ar polar, que derruba as temperaturas. E é isso o que a previsão está indicando”, revela.  Segundo o meteorologista, nos próximos dias, existe a chance de mais cidades do estado receberem o alerta.
Apesar das condições de neve para segunda, o dia mais frio está previsto para terça-feira (23). A Somar antecipa que, em Palmas , a temperatura deve chegar -5°C, uma das menores mínimas que poderão ser registradas no Paraná. Em Clevelândia , a máxima não passa dos 10°C. Para a capital do estado, os curitibanos podem ter uma mínima de -2°C. Os meteorologistas avisam que a sensação térmica, temperatura sentida na pele, vai ser inferior a esses valores.
Última neve do Paraná 
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o último registro de neve no estado foi em 2 de agosto de 2011, no município de Palmas. “Não foi uma neve intensa, mas foram pequenos flocos, que podem ser considerados neve”, esclarece o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
Em 2010 e 2012, Jacóbsen lembra que o tempo criou condições de umidade e frio, mas não foram suficientes para formar o fenômeno. Segundo o meteorologista do Simepar, entre sábado (20) e domingo, vai ser possível confirmar se deve ou não nevar. “O que se pode garantir é um grande resfriamento. Talvez seja o frio mais intenso de todo o inverno deste ano no Paraná”, revela.
Filha de Carmen Woellner no dia 17 de julho de 1975, única vez em que nevou em Curitiba
38 anos sem neve em Curitiba 
Por enquanto, não há alerta de neve para Curitiba, segundo os meterologistas. Coincidentemente, a informação de que o fenômeno pode acontecer no Paraná surge em um dia memorável para os curitibanos. Em 17 de julho de 1975, foi a última vez que nevou na cidade.
“Nossa, foi maravilhoso”, lembra a artista plástica Carmen Lúcia Woellner. Ela conta que na noite anterior fez muito frio e o dia seguinte amanheceu com neve. “Minha sogra foi até em casa, bateu na janela e disse para gente acordar para ver a neve caindo. Todo mundo foi para fora ver”, afirma.
Carmen Lúcia, marido e filha em frente à casa, em Curitiba
Carmen se lembra deste dia por dois motivos. Além de ter sido a primeira vez que viu neve, o fato aconteceu no dia do aniversário dela. “Foi uma grande comemoração. Meu presente de aniversário”, conta. Apesar de o fenômeno estar previsto para outras cidades do Paraná, a artista plástica disse que vai deixar a filmadora pronta. “Seria maravilhoso se meus netos também pudessem ver. Ainda há esperança”.
Rio Grande do Sul e Santa Catarina 
Em 2012, os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina tiveram a ocorrência do fenômeno. Para este inverno, a Somar avisa que pode nevar na Serra Gaúcha e no planalto do Rio Grande do Sul entre domingo e segunda. O alerta vai para as cidades Lagoa Vermelha, Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Passo Fundo, Soledade e Arvorezinha.
Já em Santa Catarina, os moradores das cidades próximas à Serra têm grandes chances de ver neve. A previsão é para os municípios de Urupema, Lages, Bom Jardim da Serra e Urubici.








http://m.g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/07/parana-pode-ter-neve-nos-proximos-dias-dizem-meteorologistas.html.

Por que não neva no Brasil?

Em cidades frias de países do hemisfério Norte são comuns as cenas de crianças na rua esculpindo bonecos de neve e jogando bolas - também de neve - umas nas outras. Não precisa ficar com inveja, afinal de contas, o calor no nosso hemisfério nos permite ir à praia e tomar gostosos banhos de rio em boa parte do ano. O importante, porém, é entendermos porque existe essa diferença climática. 
A explicação astronômica é que somente nas regiões onde os raios solares atingem o solo com pequena inclinação pode ficar bastante frio para nevar.

Próximo dos pólos, os raios solares atingem o solo quase de raspão, aquecendo-o pouco e deixando a temperatura no local muitos graus abaixo de zero. 

Pensando nisso, os geógrafos dividiram cada hemisfério em três zonas: tropical, temperada e polar. A zona tropical, na qual a maior parte do Brasil está inserida, é limitada por duas linhas imaginárias chamadas de trópicos: o trópico de Capricórnio (no hemisfério sul) e trópico de Câncer (no hemisfério norte). Na zona tropical, as estações não se distinguem tanto umas das outras, pois os raios solares atingem essa região sempre com bastante intensidade.

No Brasil e em outros países tropicais, o que se percebe, com mais clareza, é uma estação de chuvas, entre os meses de outubro e março, e uma estação mais seca, entre abril e setembro. O verão é bem quente e chuvoso e o inverno não é muito frio, mas é seco. A proximidade à linha do Equador é, portanto, a razão pela qual não cai neve na maior parte do Brasil. Porém, os habitantes de algumas cidades do sul do país, às vezes, podem ver flocos brancos de neve caírem do céu porque encontram-se já na zona temperada, assim como a maior parte da América do Norte e da Europa.


As zonas temperadas ficam compreendidas entre as linhas dos trópicos e as linhas dos círculos polares. Nessas zonas, as estações do ano são muito bem definidas: no verão é razoavelmente quente, no outono a vegetação prepara-se para enfrentar o inverno, época em que a temperatura costuma ir abaixo de zero e na primavera as árvores voltam a brotar.

Por sua vez, nas zonas polares, o frio é de lascar e há neve quase todo o tempo. Lá, não se percebe o outono nem a primavera. Os pólos são os centros das áreas conhecidas como círculos polares. Cada pólo passa por seis meses de claridade total e seis meses de escuridão total. Isso mesmo! É como se o dia durasse seis meses e a noite, outros seis. Nos pólos, a noite troca de lugar com o dia durante os equinócios, mas isso não acontece como se fosse um simples apagar e acender de luzes. A mudança é gradual e ocorre ao longo de vários dias.

As estações sempre existiram. Mas você já deve ter ouvido alguma vez seus pais reclamando que o clima de uns tempos para cá anda meio esquisito. Não pense que o nosso planeta resolveu mudar o percurso de seu passeio ao redor do Sol, dando uma esticada para lá e para cá ou descansando aqui ou acolá. A trajetória da Terra não muda. O que está afetando o clima é a interferência do homem na natureza, emitindo gases poluentes, despejando toneladas de lixo por aí, queimando as florestas.

Hemisfério: Se cortamos a terra ao meio por um plano perpendicular (90 graus) ao eixo terrestre, teremos duas metades. Uma das metades é chamada de hemisfério norte e a outra, de hemisfério sul. A linha imaginária onde este plano corta a superfície da Terra recebe o nome de linha do Equador. A palavra Equador vem da palavra latina que significa 'dividir em partes iguais'.

domingo, 21 de julho de 2013

enem com 15 anos ?

ENEM= EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Ou seja, essa prova é destinada a pessoas do ensino médio. Não é questão de idade, a partir do primeiro ano já se pode fazer a prova, mas só trará algum beneficio, além da experiência no 3º ano. O aluno que presta o enem, pode utilizar sua nota para inúmeras universidade e institutos federais os quais utilizam o enem como forma de ingresso, para isso é utilizado o SISU ( sistema de seleção unificada) ai quem tiver a mair nota garante uma vaga, mas essa maior nota depende do curso e da concorrência para o mesmo. Alunos que tem renda de até 1,5 salário por pessoa na casa a qual ele mora e que estudou no minimo 50% da vida escolar em escolas públicas, sendo que desses 100% são obrigatoriamente no ensino médio podem concorrer ao (PROUNI), que dá ao aluno bolsa de estudo em uma universidade particular. Mas, se caso a renda do aluno for superior a mmencionada sendo no máximo até 3 salários mmínimosele poderá concorrer a uma bolsa de 50% ou se a sua nota n ão for o suficiente para uma bolsa de 100%. Mas enfim, o ENEM abre muitas oportunidades para quem quer ingressar no ensino superior. O valor é de R$ 35,00 para quem estuda/estudou em escola pública.Além disso, pessoas que tiverem mais de 18 anos e que ainda não concluiram o ensino médio, podem fazer o enem para obter o certificado do ensino médio, tendo como critério de obtenção ou não,, nota miníma de 400 pontos em todas matérias e 500 na redação, mas para isso devem selecionar essa opção no ato da inscrição, mas se essa mesma pessoa obtiver uma boa nota por exempl: média 700 ela pode ir diretamente para a faculdade concorrendo no mesmo ano, com a mesma nota para entrar em alguma universidade ou concorrer a bolsa do prouni.

Dicas-The sims 3

Dicas do The Sims 3? Muitos devem estar se perguntando agora como é possível. Sim, é possível ter as dicas e os cheats do The Sims 3 mesmo sem que o jogo tenha sido oficialmente lançado, em particular, no Brasil. Muitas vezes, alguns privilegiados têm acesso ao jogo antes que a maioria e assim liberam as dicas, outras, os cheats são verificados na versão demo do jogo, além de, o jogo poder ter sido lançado em um aparte do mundo primeiro e só depois chegar até aqui.
Enfim, vamos com a lista de códigos para The Sims 3, válidas para computadores Windows, ou Macintosh.
Pressione Ctrl + Shift + C (como nos outros jogos da série The Sims) e digite os códigos
  • force service sim [x] – Serviço específico para o SIM [x]
  • Add to Household – Adicionar o sim à casa
  • constrainFloorElevation [true/false] – Forçar o o ajustamento de terreno para os SIms, objetos e outras estruturas
  • Force Event – Clique no construtor de carreira para um evento de carreira aleatório
  • Force All Events – Clique no construtor de carreira para ver todos os eventos
  • Force Opportunity – Clique no consrutor de carreira para forçar uma oportunidade
  • force visitor – Chamar um visitante
  • set career [x] – Dar a carreira [x] ao Sim
  • Set Career [x] – Dar a carreira [x] ao Sim em determinado nível
  • shazaam – Dá 2.500 de pontos de felicidade ao Sim ativo
  • enableLlamas – Habilitar lhamas
  • jokePlease – Piada
  • hideHeadlineEffects [on/off] – Esconder efeitos
  • Modify Traits – Modificar características
  • quit – Sair do Jogo
  • help – Listar todos os comandos
  • Make Me Know Everyone – Tornar conjecido de todos na cidade
  • make happy – Casa perfeita
  • make motives [static/dynamic] – Fazer os motivos estáticos ou dinâmicos
  • make friends for me – Sim selecionado conhece todos na cidade
  • slowMotionViz [x] – Câmera lenta [x] de 0-8
  • resetSim [x] – Reseta o Sim de nome [x] para motivos neutros, teleporta para a casa
  • Set Age [x] – Alterar a idade do sim para  [x] anos
  • fps [on/off] – Mosrtar frames por segundo
  • Edit in CAS – Editar Sim selecionado
  • freerealestate – Desligar custo para casa
  • napObjectsToAngle [true/false] – Move o objeto a um ângulo de 45 graus
  • snapObjectsToGrid [true/false] – Altera a grade dos objetos
  • fadeObjects [on/off] – Alterar o desaparecimento dos objetos em relação à câmera
  • testingcheatsenabled – Ligar os cheats testes
  • disableSnappingToSlotsOnAlt [on/off] – Segure Alt para evitar que o objeto se vire
  • kaching – While on the lot, this gives you $1,000
  • motherlode – $50,000
  • moveobjects on/off – Mover tudo, inclusive, os Sims






























-testingcheatsenabled true- 

Saiba como ter o cabelo ruivo igual ao de Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa está fazendo sucesso com seu cabelo ruivo,A atriz que, quando mais nova, já tinha cabelos ruivos num tom mais puxado para o laranja, agora adota uma cor um pouco mais escura, com reflexos avermelhados. O responsável pela mudança foi o cabeleireiro Tiago Parente, que também cuida das madeixas de Paola Oliveira,Mulheres de qualquer com qualquer cor de cabelo podem chegar ao tom dos fios de Marina, desde que procurem ajuda de um bom profissional. Mesmo quem tem cabelo bem escuro: "Tem que  fazer um processo de despigmentação, reduzinhdo os tons escuros até chegar a um tom claro", explica o cabeleireiro Édison Soares, do Sexton. Para Édison o tom usado no cabelo dela é o 7.4.6, um louro cobre avermelhado mesclado. "Na gama de cores de 1 a 10, o 10 é o mais claro e 1 mais escuro", esclarece. O código para o cobre é o 44 e para o vernelho 66. O 7.0 é o loiro. Isso significa que a cor dela tem o fundo com predominância do loiro, arrematado pelo cobre e nuances avermelhados.
O trabalho dos coloristas é complexo. Para chegar ao tom desejado o processo varia muito de um cabelo para o outro: "O fundo de clareamento é muito importante. Ao descolorir, cada cor de cabelo abre para um tom, que pode ser mais laranja, mais amarelado ou avermelhado. Quanto mais escuro, por exemplo, mais pigmento vermelho tem", explica. Ou seja, fica complicado fazer isso em casa, sozinha, principalmente se você já tem química no seu cabelo. "Usando uma cor só nunca vai ficar igual, ali tem uma mistura de cores. E ainda tem que observar a volumagem correta da água oxigenada", acrescenta Alexandre Flach, cabeleireiro do Hugo Beauty. As consequências de aplicar a coloração sem o conhecimento necessário são deixar a raiz laranja e as pontas castanhas. "Tem mais calor e ativação sanguínea na raiz por isso penetra mais a pigmentação", enlucida Édison.
Outro ponto importante é a saúde do cabelo. "O profissional vai adicionar à coloração algum produto de reconstrução, com proteínas, vitaminas e aminoácidos. A tinta de boa qualidade já tem todas essas propriedades", lembra o cabeleireiro do Sexton. Desta forma, ao perder algumas características durante a descoloração, o cabelo já vai recuperando-as durante a tintura, evitando que fique poroso, desidratado, ressecado e opaco. Para quem já tem química no cabelo, o cuidado deve ser ainda maior. "Tem alisamentos e amaciamentos que não são compatíveis com a coloração encontrada em farmácias e supermercados. Essas comerciais costumam ter muitos metais. Então essa mistura não é recomendável fazer em casa, porque danifica muito a estrutura do cabelo", alerta Alexandre. As únicas que podem tentar experimentar com possivel sucesso, são as loiras de cabelos virgens, nos quais nunca foi aplicada nenhuma química.   
A cor cobre para os cabelos costuma cair muito bem para quem tem pele clara por uma questão de contraste. "Fica chique!", afirma Édison. "Mas se tu vai pros Estados Unidos tu vê as negras, as latinas usando esse tipo de coloração marcante e ficam super bacanas! As mulheres gaúchas têm que ser mais criativas e ousadas na hora de escolher tanto o estilo de corte como a cor. Elas são muito iguais!", desafia o cabeleireiro. Tanto que Marina apostou num tom diferente e está arrasando! Há meses ela lidera os questionamentos da Central de Atendimento da Globo, de telespectadoras que telefonam querendo saber que cor é aquela.

Receitas caseiras para deixar os dentes mais brancos

Nada substitui as visitas ao dentista e nem os tratamentos por ele indicado, mas algumas receitinhas caseiras ajudam a deixar os dentes mais brancos:
  • Folhas de Goiabeira: mastigue ou esfregue as  folhas diretamente nos dentes. Folhas de sálvia também servem.
  • Bicarbonato de sódio: umedeça o bicarbonato com gotas de água. Com algodão ou com o dedo, esfregue nos dentes à noite, após escová-los. Não lave mais a boca até o dia seguinte.
  • A casca do limão elimina manchas nos dentes. Escove os dentes com o sumo de 1 limão. Deixe agir por dois minutos e, em seguida, enxágue com água morna.
  • Faça bochechos com uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes. Mantenha na boca por alguns segundos e jogue fora. Além de matar os germes bucais, clareia os dentes. 
Escove os dentes com creme dental e, em seguida, com o bicarbonato.
Evite tomar muito café e chá.

Duelo: Escola pública x Escola particular

A discussão é antiga, e o cenário da educação no Brasil também. Hoje, referência de bom ensino são escolas particulares, já que caras mensalidades permitem investimentos. O Governo tenta elevar a qualidade da educação pública e atingir o nível de décadas atrás. Veja quem vence o duelo.

  Material.


público, o material deve ser gratuito, o que esbarra no orçamento destinado pelo governo. Isso pode limitar a qualidade dos livros. Por outro lado, atualmente, a confecção de livros escolares demanda grande infraestrutura e um conselho de profissionais que selecionam o conteúdo e didática, elevando a qualidade do material.

particular, Os livros são selecionados pelo professor que ensinará a matéria, independentemente do custo. Isso faz com que o material seja de melhor qualidade, além de se adaptar à didática de cada educador.

-empatou.

                                                                                                  Professores.



público, O piso salarial para profissionais da educação pública no país é de R$ 950. É antigo o debate do baixo salário para educadores. Mas de acordo com o Pnad 2006, professores da rede pública ganham, em média, mais do que da rede particular. Melhores salários atraem melhores profissionais. Apesar disso, há mais docentes com nível superior no ensino privado, de acordo com pesquisa do Inep.


particular, Apesar de receberem salários ligeiramente inferiores, em média, da primeira à oitava série nas escolas, profissionais com curso superior costumam buscar escolas particulares. Educadores mais bem preparados têm relação direta com a qualidade de ensino.

- particular vence.

                                                                                                  Custos.
 
público, A escola é gratuita, o material escolar é gratuito, e inclusive os uniformes. Não há dúvida de que esse é um aspecto em que a escola pública supera a privada.
particular, mensalidades a cada ano ficam mais caras. Em 2010, os valores subiram, em média, 7%. Além do gasto mensal, que pode facilmente ultrapassar R$ 1 mil, ainda há gastos com material escolar, uniforme, alimentação e transporte.
- pública vence.

Segurança.


pública, Casos de violência em escolas públicas do Brasil são mais comuns que em escolas particulares. O ensino público depende da segurança pública, enquanto o particular pode investir em seguranças, câmeras de vigilância, portões automáticos e outros materiais que garantem um ambiente mais seguro.

particular, Os altos custos da educação particular têm seus benefícios. Entre eles, o investimento em segurança. Câmeras de vigilância, portões automáticos, seguranças particulares são itens que deixam o ambiente escolar mais seguro.
- particular vence. 


Infraestrutura.



públicas,Em 2003, apenas 22,88% das escolas públicas possuíam bibliotecas. Outros exemplos negativos não faltam: quadras esportivas (21,19%); laboratório de ciências (5,37%); laboratório de informática (8,63%).


particular, 
Os altos valores das mensalidades ainda permitem o investimento em bibliotecas, laboratórios, computadores, quadras poliesportivas e manutenção do material. Assim, em escolas particulares, o aluno não convive com carteiras e quadro-negro quebrados e outros problemas.
- particular vence. 



Resultado.



pública,
O caminho que o Governo deve traçar para elevar a qualidade do ensino público é longo. É preciso investir em segurança, infraestrutura e qualidade dos profissionais para que as escolas públicas voltem a ser referência no país.


particular, O dinheiro investido pelos pais faz a diferença. Com o alto custo, a educação e o ambiente são superiores às da escola pública. Um ambiente mais favorável permite que o aluno se prepare melhor para o futuro. Vitória das escolas particulares.





2x4.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Corrija sua Postura

Em pé, qual o modo correto de elevar pesos, colocar ou retirar objetos de lugares altos? 
Se você elevar um peso acima da cabeça, estará agredindo tanto a cervical quanto a lombar. Para não prejudicar sua coluna, apóie o objeto pesado no seu corpo e suba em uma escada ou banquinho para depositá-lo adequadamente.
Quando tiver que realizar atividades com os braços elevados, como os professores ao escrever no quadro negro, mantenha-os na altura do ombro ou no máximo até a altura da cabeça. Se necessário, utilize uma escada, banco ou estrado. Também é recomendável não se curvar, por exemplo, para corrigir a lição do aluno, ou em situações similares.

Qual a melhor forma de proteger a coluna ao se trabalhar em pé?
Em profissões em que é necessário trabalhar de pé, como dentistas, balconistas e outras, deve-se usar um banco alto de apoio, tendo o cuidado de colocar os pés no chão e evitar curvar a coluna.



Ao realizar atividades domésticas, trabalhos sobre mesa ou balcão?
Evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado. Se você trabalha em frente a uma bancada, ou se estiver passando roupa, certifique-se de que a mesa tem altura suficiente para que você não precise se inclinar. Se for necessário ficar muito tempo em pé, aconselha-se utilizar um pequeno suporte (mais ou menos do tamanho de um tijolo) para colocar alternadamente sob os pés. Em frente à pia do banheiro e ao fazer a cama, dobre os joelhos. Ao varrer ou aspirar pó ou em movimentos semelhantes, evite "torcer" a coluna.


Como proteger a coluna ao trabalhar agachado, no jardim, por exemplo? 
Ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas. Se for possível, apóie uma das mãos em um dos joelhos. Ou então, ajoelhe-se sobre uma das pernas e apóie o tronco sobre a coxa, alternando entre uma perna e outra; ou ainda, use um pequeno banco para sentar.

Como carregar mochilas, compras, malas e outros objetos pesados?
Mochilas devem ser presas às costas e não penduradas em um só ombro. As compras devem ser divididas entre as duas mãos. Malas e outros objetos pesados devem ser levados em um carrinho, que deve ser empurrado e não puxado.

Como caminhar?
Ao caminhar, olhe para a frente, mantendo o abdômen contraído. O tipo de sapato ideal para o dia-a-dia deve ser fechado atrás para dar estabilidade às passadas, ter o salto de base larga e leve, com altura de no máximo 4 centímetros , e de preferência, com amortecimento. Para caminhadas, utilize um tênis adequado.

Como sentar-se adequadamente?
A cadeira ideal tem encosto reto, de forma a apoiar a região média da coluna, com abertura para as nádegas. As coxas devem estar apoiadas suavemente em todo o assento com os joelhos em 90º e os pés apoiados no chão. Não use cadeiras reclináveis.

Como sentar-se no trabalho? 
No trabalho, em frente a uma mesa ou digitando no computador, permaneça com as pernas debaixo da mesa; coloque o computador a uma altura adequada e fique com os braços junto ao corpo. Utilize um suporte para que o texto fique na altura dos olhos e em frente. Como a altura da mesa nem sempre é adequada, deve-se elevar o que está se fazendo de modo a não curvar muito a região cervical e a dorsal. Estando sentado, nunca gire para pegar um objeto às costas. E atenção: não apóie o telefone entre a orelha e o ombro pois isto força a coluna cervical.

Como dormir? 
Para dormir, a posição ideal é a de barriga para cima e, alternativamente, a de lado. Evite dormir de bruços, pois o pescoço fica torcido e há sobrecarga da região lombar. De lado, o ideal é dormir com uma perna sobre a outra, ambas semiflexionadas. Muitas vezes, não conseguimos manter um joelho sobre o outro, e encostamos o joelho que está em cima no colchão, o que causa uma torção. Neste caso, recomenda-se utilizar um pequeno travesseiro embaixo do joelho.Evite colchões macios, que não dão sustentação, e colchões muito duros, pois os ombros e o quadril ficarão mal acomodados. Para saber qual o colchão ideal, consulte as tabelas de densidade de espuma, que relacionam o peso e a altura da pessoa.

Qual a melhor postura para ler? 
A leitura deve ser feita na frente de uma mesa com um apoio para o livro. Deficiências visuais (você precisa de óculos?) devem ser corrigidas para evitar posturas inadequadas.

Como proteger a coluna ao assistir TV e relaxar em casa? 
Não assista TV na cama, mas sentado adequadamente. Algumas pessoas cochilam enquanto assistem TV e a cabeça pende, ficando numa posição que leva à dor e à contratura muscular. Para evitar, deve-se manter sempre a cabeça apoiada. Não deite de lado, com a cabeça apoiada no braço do sofá. Não sente no chão, pois não há altura para as pernas.





E ao dirigir? 
Use os espelhos retrovisores para não torcer o pescoço. Regule o banco de modo a acomodar a coluna o mais próximo da posição vertical; a distância dos pedais não deve ser muito grande, para que você não precise se esticar, o que também afeta a postura.


Como levantar corretamente da cama?
Quando você acorda, sua coluna está em relativo repouso. Assim, procure levantar calmamente, para não agredi-la. Sem levantar a cabeça, fique deitado de lado, dobre as pernas e impulsione o corpo com a mão, ao mesmo tempo em que coloca as pernas para fora da cama.



Estando em pé, qual a melhor maneira de levantar e carregar pesos? 
Ao erguer um peso, abaixe-se, flexionando os joelhos até em baixo sem curvar a coluna. Se o objeto for volumoso e pesado, carregue-o junto ao tronco. Se possível, coloque o objeto em um carrinho e empurre-o ao invés de carregá-lo.