Raças maiores e menores
Os cães são a espécie de mamíferos mais diversa do planeta. Podem variar em peso - de 3 kg a 90 kg - na idade adulta, em tipos de corpo e em pelos. Isso significa também que há grandes variações de expectativa de vida entre as raças. E, curiosamente, cachorros pequenos tendem a viver mais do que os grandes. "A correlação estatística entre expectativa de vida e tamanho costuma ser positiva - gorilas, elefantes e baleias vivem muito mais do que roedores, por exemplo", diz Daniel Promislow, professor de genética da Universidade da Geórgia (EUA).
Os cães são a espécie de mamíferos mais diversa do planeta. Podem variar em peso - de 3 kg a 90 kg - na idade adulta, em tipos de corpo e em pelos. Isso significa também que há grandes variações de expectativa de vida entre as raças. E, curiosamente, cachorros pequenos tendem a viver mais do que os grandes. "A correlação estatística entre expectativa de vida e tamanho costuma ser positiva - gorilas, elefantes e baleias vivem muito mais do que roedores, por exemplo", diz Daniel Promislow, professor de genética da Universidade da Geórgia (EUA).
Por que, então, cães são uma exceção? Promislow tem uma teoria: "A doença que tem a maior correlação com o tamanho (do animal) é o câncer", diz.
Sendo assim, como o risco de câncer aumenta com a idade, e cães maiores têm até 50% de risco de morrerem dessa doença, as raças maiores geralmente têm vida mais curta do que as menores (nas quais as chances de morrer de câncer caem para 10%). Isso acontece mesmo se levarmos em conta que as raças menores atingem a maturidade mais cedo. "Ao chegar à vida adulta, os cachorros menores vivem mais", diz Kate Creevy, professora também da Universidade da Geórgia. Em outras palavras, a juventude dos cães pequenos é curta, mas sua vida adulta é longa.
Os cachorros maiores, no entanto, levam até 2 anos para a maturidade do esqueleto e, depois, podem viver menos, entre quatro e cinco anos em alguns casos. O buldogue, por exemplo, vive em média até os seis anos, enquanto um border terrier tende a viver uma média de 14 anos.
Mais velho que um humano
Então, veja que curioso, na conversão em "idade humana" um cão pequeno é mais velho do que um grande aos 2 anos, porém mais novo aos 5 anos. "Isso não acontece com nenhum outro animal", diz Creevy. "É possível que, ao criarmos cães com tamanhos tão diversos, tenhamos 'desmascarado' esse fenômeno da idade".
Então, veja que curioso, na conversão em "idade humana" um cão pequeno é mais velho do que um grande aos 2 anos, porém mais novo aos 5 anos. "Isso não acontece com nenhum outro animal", diz Creevy. "É possível que, ao criarmos cães com tamanhos tão diversos, tenhamos 'desmascarado' esse fenômeno da idade".
Ninguém sabe explicar a origem da teoria da multiplicação por sete - ou, pelo menos, ninguém reivindica responsabilidade por ela. A ideia começou a aparecer em livros de matemática dos anos 1960, pedindo para que crianças calculassem a idade canina nessa proporção de 1 para 7.
Mesmo assim, a estimativa não é ruim para a espécie canina como um todo. Se levarmos em conta as diferentes taxas de envelhecimento no início da vida do cão e a diferença entre as expectativas de vida, uma estimativa mais precisa seria de seis anos caninos para um ano humano. No entanto, se olharmos os dois extremos veremos que um buldogue terá em média 13 anos para cada ano humano, enquanto um mini Dachshund terá quatro para um.
E quanto à minha cadelinha Meg? Ela não tinha 135 anos ao morrer, mas 109, indicam os cálculos. Uma velhinha em termos humanos, mas não tanto. Acho que ela ficaria satisfeita em saber.
| NOS DOIS PRIMEIROS ANOS: | ||
| Cães pequenos | Cães médios | Cães grandes |
| 12,5 anos para cada ano humano | 10,5 anos para cada ano humano | 9 anos para cada ano humano |
| PARA TRÊS ANOS OU MAIS: | ||
| Cães pequenos | Cães médios | Cães grandes |
| Mini Dachshund 4,32 Border Terrier 4,47 Lhasa Apso 4,49 Shih Tzu 4,78 Whippet médio 5,30 Chihuahua 4,87 West Highland Terrier branco 4,96 Beagle 5,20 Mini Schnauzer 5,46 Spaniel (Cocker) 5,55 Cavalier King Charles 5,77 Pug 5.95 Buldogue francês 7,65 | Spaniel 5,46 Retriever (Labrador) 5,74 Golden Retriever 5,74 Staffordshire Bull Terrier 5,33 Buldogue 13,42 | Pastor alemão 7,84 Boxer 8,90 |
Há 3 pessoas vivas e empatadas com QI de 180 pontos. São Elas:
O garoto prodígio foi o mais jovem graduado a mestre pela Universidade de Virginia, com apenas 16 anos. Seu histórico diz que Smith foi capaz de memorizar e recitar livros aos 14 meses, e somar números aos 18 meses.
Philip, além de gênio é um exemplo de força de vontade. Aos 14 anos serviu ao exercito de sua nação (Nigéria) em batalhas, interrompendo o já precário estudo da região. Concluiu seu Ensino Médio por meio de auto-estudo, e também fez seu primeiro curso através de correspondência na Universidade de Londres, mas não era o bastante. Ele se mudou para o Estados Unidos e se tornou bacharel em Matemática (Oregon), Engenheiro naval (Washington), e outro mestrado em matemática aplicada (Maryland). Philip foi um dos vencedores do Prêmio Gordon Bell, por um dos seus estudos tecnológicos no campo de petróleo. Também foi eleito o 35° maior africano de todos os tempos em pesquisa realizada pela revista New African.
Kasparov, hoje com 49 anos dedica seu tempo a politica e a escrever livros. Mas em tempos passados, ele esteve em 1° lugar no ranking da FIDE (Federação internacional de Xadrez). A paixão pelo xadrez começou aos 7 anos de idade em sua escola, e de torneios em torneios, aprendeu e ganhou experiencia. Aos 15, já era “mestre” ao vencer o campeonato nacional da Russia. Com 17 anos, foi campeão mundial de xadrez júnior se tornando um “Grandmaster”. Mas só conseguiu o titulo profissional de campeão do mundo ao derrotar Anatoly Karpov em 1985, em um jogo histórico. Se tornou o mais jovem grandmaster (22 anos) a ocupar topo mundial no xadrez. Cansado e sem objetivos pessoais, ele se aposentou em 2006. Disse: “Em 2004 conquistei o único torneio que não tinha”.
Hoje Rick é um escritor de 52 anos. Ficou famoso pela curiosa vida incomum aos super gênios com um QI tão elevado. Ele não conseguiu tanto sucesso quanto aos demais dessa lista, mas ficou conhecido pela excêntricas escolhas feitas. Segundo o mesmo, trabalhou um bom tempo como patinador, garçon, porteiro e até stripper. Ele já apareceu em vários documentários na TV sobre suas atividades, inclusive participou do programa “Quem quer ser milionário”, onde foi eliminado errando uma pergunta considerada fácil (vide imagem). Atualmente escreve e produz para programas de perguntas dirigidos por Jimmy Kimmel.
Christopher conseguiu ultrapassar os 195 pontos de QI, ficando conhecido como a pessoa mais inteligente da America. Mas por trás de tantas capas de revistas e programas de TV, ele teve uma dura vida para chegar onde está. Filho de família pobre, foi espancado dos 6 aos 14 anos pelo padrasto. Mesmo assim, sempre mostrou ser um prodígio. Aos 6 meses ele já sabia falar algumas palavras, aos 4 anos aprendeu a ler e isso foi suficiente para ele decolar autodidaticamente. Ele se auto-formou no Ensino médio com matemática avançada, física , filosofia , latim e grego (assim como no Brasil, é possível estudar, e se formar apenas fazendo uma especie de “ENEM”). Langan mais tarde, pôde desenvolver sua “teoria da relação entre mente e realidade” própria, que ele chama de “modelo cognitivo-teórico do Universo”.
Um dos maiores prodígios já conhecido. Quando criança, Kim impressionou o mundo com sua inteligencia. Apenas com 6 meses começou a falar, quando completou um ano já podia falar fluentemente. E ele não parou por ai, quis falar outras línguas também. Aos 4 anos já falava japonês, coreano, alemão e inglês. Quando fez cinco anos, agregou mais 4 idiomas (chinês, espanhol, vietnamita, tagalo) e se apresentou em um programa de TV nacional surpreendendo o mundo e a NASA, que mais tarde (com 8 anos) convidou Kim para terminar seus estudos nos Estados Unidos. Após doutorado de física completo (16 anos), o Dr Kim trabalhou na NASA por mais 4 anos. Depois voltou para Coréia e fez doutorado de engenharia civil, mudando sua área de trabalho. A partir de 2007, ele dá aulas numa das melhores universidades da Coréia.
Hirata é um dos gênios americanos mais conhecido. Ele chamou a atenção do mundo ao ser o mais jovem (13 anos) ganhador da medalha de ouro na olimpíada internacional de física entre os mais inteligentes do planeta (de até 19 anos). Aos 14 anos, Hirata entrou na California Institute of Technology (Caltech), e dois anos depois começou a trabalhar com a NASA em um projeto que explora a possibilidade de colonizar Marte. Atualmente, Hirata é professor de física e astronomia da Universidade de Ohio.
Marilyan é americana e escritora de uma coluna na revista Parade, em que resolve problemas matemáticos e responde perguntas dos leitores em diversos assuntos. Ela foi detentora do titulo “QI mais alto” no livro Guinness Book de recordes mundiais por 5 anos. Hoje, ela pode se contentar em ser a pessoa de sexo feminino mais inteligente do mundo. Fato extraordinário, a única mulher entre os 10+.
Quando Tao tinha dois anos de idade, seus pais perceberam que ele era diferente das outras crianças. Eles, viram Tao ensinando crianças de cinco anos a soletrar e somar números e, quando perguntado como ele tinha aprendido essas habilidades, ele respondeu que estava assistindo no Vila Sésamo na televisão. Tao é australiano, mas sua história é semelhante a outros gênios desse