Os menores macacos do mundo
São muito ágeis e inteligentes. O peso, em média, é de 500 g. Possuem garras para escalar árvores e superfícies ásperas. A cauda, que é grande em relação ao corpinho, não serve para pendurar o Sagui nos galhos, mas sim para promover o equilíbrio. As cores da pelagem são preta, castanha, branca, dourada e prateada.
De hábitos diurnos, os Sagüis se apóiam nas quatro patas e vivem nas copas das árvores, por onde saltam com facilidade devido à forte propulsão das patas posteriores. Costumam descer ao solo à procura de insetos e também para beber água.
São receptivos em contato com o homem. Os filhotes adoram se esconder nos cabelos e perambular pelos ombros.
Se você quiser agradar o Sagüi, escove os seus pêlos com uma escova de dentes (nunca antes utilizada na boca) por todo o corpo do bichinho, já que os dedos são muito grandes. O Sagüi pode parecer manso, mas é temperamental podendo morder os seres humanos sem razões aparentes.
Há um cuidado que nunca deve ser esquecido: algumas doenças “humanas” podem ser facilmente transmitidas e até fatais como a herpes bucal.
Os Sagüis, como as formigas, vivem em grupos comandados por um casal e têm toda uma organização social. Não mudam de parceiros e disputam a liderança com lutas violentas. Aos machos cabe a tarefa de proteção e defesa e às fêmeas a de primeiro comer.
Algumas espécies, especialmente quando alguém estranho se aproxima, mostram o traseiro, erguendo o rabo e exibindo os órgãos genitais. Alguns estudiosos acreditam que se trata de uma atitude de intimidação.
Os filhotes aprendem a comer com os pais Sagüis. Ainda servem de modelo nas funções de copular, caçar e cuidar de filhotes. Para ensiná-los em cativeiro como se alimentar de coisas novas, os Sagüis precisam ver os donos comendo para então imitá-los.
Vivem em média 10 anos na natureza e 18 em cativeiro. Alcançam a maturidade sexual aos 3 anos.
A reprodução acontece quando o casal está isolado em um ambiente calmo, sem pessoas perto. A fêmea pode cruzar dois dias após o parto, procriando a cada 6 meses. A gestação dura de 138 a 170 dias, nascendo, em média, dois filhotes por parto.
A alimentação na natureza é de insetos, répteis, pequenos mamíferos, aves, lesmas, ovos, alguns vegetais, frutas e a goma das árvores. Já no cativeiro comem bolinhas de carne de 1 cm, em dias alternados.