- Segurança - Apartamentos

Apartamento - Mesmo que não haja índices que comprovem isso, há muito menos assaltos a apartamentos que a casas. Isso sem falar nos meios de segurança, como portaria, seguranças, câmeras, interfone, entre outros aparatos, que podem ser divididos entre todos os moradores, reduzindo, e muito, os custos.
- Privacidade - Casas

Apartamento - Aqui a coisa complica, não pode falar alto, a música e as festas tem hora para acabar e ovcê fica preso dentro de seu apartamento, sendo que as áreas de lazer do prédio são comuns. Além do que sempre tem aqueles vizinhos chatos que não param de reclamar ou de fazer barulho, mesmo de madrugada.
- Custos - Apartamentos

Apartamento - É mais barato já que o custo do terreno é dividido entre os moradores e a própria manutenção, por ser ratiada, torna-se mais barata. No caso do IPTU, é sensivelmente mais em conta. Todavia, vale lembrar sobre a eterna da taxa de condomínio que, por outro lado, torna-se barata em vista dos benefícios, como por exemplo menores preços para TV, Piscina, Internet, Salão de Festas, etc.
- Liberdade - Casas
Apartamento - Em apartamentos é tudo diferente, uma vez que a decisão coletiva dos moradores é a que vale, seja para pintar a fachada e escurecer janelas ou para ter ou não animais de estimação. Festas e música alta até tarde, esqueça!
- Manutenção - Apartamentos

Apartamento - Em prédios parte da taxa de condomínio é usada para contratar profissionais para a limpeza e manutenção do edifício. Tarefas chatas, como limpar o jardim e levar o lixo para fora, por exemplo, deixam de incomodá-lo.
Bem, é isso, nessa briga entre casa e apartamento, 2x3 para este último. É isso ai, a escolha é sua!