sábado, 2 de abril de 2011

Temporal na Grande Curitiba derruba árvores e causa alagamentos

Um temporal no final da tarde desta sexta-feira (1) pegou muita gente de surpresa. A forte chuva (24,4 milímetros em apenas 15 minutos) começou por volta das 17h. Acompanhada de ventos (77,8 km/h), trouxe transtornos principalmente para os bairros Rebouças, Hauer, Vila Guaíra, Jardim das Américas, Portão e Prado Velho, onde aconteceram muitas quedas de árvores e destelhamentos.
Ainda no bairro Portão, parte do teto e da parede de uma loja Balaroti de material de construção, perto do Shopping Total, desabou. Ninguém foi ferido. A loja tem dois anos de funcionamento. Parte do estoque de mercadorias foi atingido.
Na frente do Jardim das Américas, a cobertura de um posto Ipiranga despencou em cima de dois carros, mas também não houve vítimas.
Relatos de pessoas que transitavam na Avenida das Torres davam conta que havia vários pontos de alagamento na via, gerando congestionamento.

Uma árvore caiu em cima de um carro no Prado Velho. Na rápida Hauer-centro, houve queda de árvores. Parte do bairro Guabirotuba ficou sem luz e na Linha Verde havia vários pontos de alagamentos.
O Corpo de Bombeiros atendeu, até o início da noite, aproximadamente 30 ocorrências. Apesar da intensidade, não foram registradas vítimas em decorrência da chuva. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), as cidades de Araucária e Pinhais foram as que tiveram mais problemas.
O tempo instável deve permanecer no sábado (2), com possibilidades de melhorias no domingo (3). De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Cezar Duquia, a atmosfera instável aliada ao tempo abafado contribuíram para que ocorresse a tempestade. O temporal também atingiu o interior do Paraná, como o município de Assis Chateaubriand, e o litoral.