segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quem criou a tabela periódica?

Dmitri Ivanovich Mendeleev foi um químico russo que desenvolveu a primeira versão da tabela periódica. Embora outros cientistas tivessem percebido propriedades comuns a vários elementos químicos, foi ele quem enunciou a lei periódica de forma bastante precisa.
Mendeleev nasceu na cidade de Tolbosk, na Sibéria em 1834. Concluiu seu doutorado pela Universidade de São Petersburgo, onde começou a lecionar em 1866.
Ao iniciar seu trabalho como professor, Mendeleev começou a pesquisar sobre a periodicidade dos elementos e sentiu a necessidade de organizar os seus dados com mais precisão. Foi quando começou a anotar as propriedades de cada elemento em cartões, que eram fixados na parede. A medida que ele observava alguma semelhança entre os elementos, mudava a posição dos cartões.
E foi esse quebra-cabeça deu origem a uma Tabela Periódica, na qual os elementos foram dispostos em filas horizontais, de acordo com as massas atômicas crescentes, e colunas verticais, com elementos de propriedades semelhantes. Além disso, Mendeleev deixou posições vazias em sua tabela dedicado aos elementos que eram desconhecidos. Em 1869, apresentou à comunidade científica a sua lei periódica dos elementos.
A tabela de Mendeleev serviu de base para a elaboração da atual tabela periódica, que além de catalogar os 118 elementos conhecidos, fornece inúmeras informações sobre o comportamento de cada um. Seu trabalho foi homenageado ao classificarem o elemento de número atômico 101 como Mendelévio.
Além dessa imensa contribuição para o a química, o cientísta também foi um dos percursores no estudo da origem inorgânica do Petróleo.

Mendeleiev Faleceu em São Petersburgo, em 2 de fevereiro de 1907.