sábado, 3 de maio de 2014

Sagui

Inteligentes, brincalhões e pesando menos de 500g, esses diminutos macaquinhos fazem a cabeça de quem busca um pet mais exótico.
Apesar de serem silvestres, é possível ter sagüis como animais de estimação sim, desde que sejam adquiridos em criadouros regulamentados pelo IBAMA e jamais ilegalmente, através do tráfico.
Ao contrário de outras espécies de macacos, os sagüis se adaptam bem à vida em cativeiro. Costumam ser dóceis com seres humanos, aprendem coisas e divertem a todos com suas brincadeiras bem-humoradas. Entretanto, é preciso lembrar que animais selvagens são especiais. Exigem de seus donos paciência, cuidados redobrados e, acima de tudo, muita responsabilidade. 

Bagunça na certaDeixar um sagüi vivendo livremente pela casa não é nada aconselhável.
Não se engane. Ele não vai aprender a fazer suas necessidades no local certo, vai derrubar e mexer em coisas, roer móveis e deixar você simplesmente enlouquecida.
É preciso providenciar uma gaiola espaçosa para ele com, no mínimo, 1,20 x 1,20 de área. Quando ficam confinados em viveiros muito pequenos, esses animais podem ficar deprimidos e até doentes.
O local escolhido para acomodar a gaiola não deve ser muito frio e nem estar exposto a correntes de ar. O sol deve estar sempre presente, pois é através dele, que os sagüis sintetizam sua indispensável vitamina D.
No mais, o viveiro deve possuir alguns galhos, cordas e uma caixa de madeira para servir de abrigo. O chão pode ser forrado com feno e a limpeza dos dejetos deve ser feita diariamente.
 
Menu especial
Na natureza os sagüis apresentam um cardápio bem variado de alimentos: pequenos mamíferos, répteis, insetos, ovos, frutas, vegetais e até resinas produzidas pelas árvores. Já no cativeiro, é preciso certa dedicação por parte dos seus donos para que a alimentação continue balanceada. Queijos e outros derivados do leite, frutas da época cortadinhas, ovos de codorna, macarrão cozido estão entre as opções de pratos.
Mas atenção! Mesmo com um banquete desses é preciso administrar complementos vitamínicos e protéicos regularmente.


SaúdeAntes de adquirir um sagüi, vale também lembrar que ele precisará de assistência médica diferenciada, para qual nem todos os profissionais estão capacitados. Procure descobrir se existem veterinários especializados em animais selvagens da sua cidade.
Outro ponto importante é a vulnerabilidade destes bichinhos em relação às nossas doenças. O Herpes labial, por exemplo, pode ser transmitido a eles pelo simples contato. Quando alguém da família apresentar manifestações e sintomas de qualquer doença infecciosa, procure a orientação do veterinário.

 
Dóceis, mas ainda selvagensApesar da índole simpática e querida, não podemos esquecer que os sagüis são selvagens e nunca serão iguais a cães e gatos. Eventuais mordidas e episódios de agressividade sem motivo aparente podem acontecer, principalmente após o animal atingir a maturidade sexual. Jamais o puna com crueldade por isso. Este é seu jeito livre, instintivo e natural de ser.