sexta-feira, 21 de outubro de 2011

o que vc vai ser quando crecer???


jogador de futebol

A vocação é a inclinação para uma actividade profissional ou artística definida. A psicologia actual admite uma verdadeira «predestinação» na escolha de um ofício em certos indivíduos. (…) No entanto, esta vocação real pode ser desconhecida ou simplesmente irrealizável. Pode, então, criar perturbações psicológicas, devidas à insatisfação das aspirações profundas do sujeito. Não se pode chamar verdadeiramente vocação senão à do sujeito/ senão à orientação que concilia os desejos conscientes e inconscientes do sujeito e das suas aptidões, o seu potencial. As crises de vocação da adolescência não correspondem sempre a uma tal necessidade interior, mas sim, muitas vezes, a um entusiasmo passageiro por uma vedeta ou herói.
A vocação de todas as pessoas começa a se desenvolver na infância, logo nos primeiros anos de vida. A criança, ao brincar, descobre suas aptidões, desenvolve sua criatividade e raciocínio. Por isso, é importante deixá-la livre para se sujar, organizar sua bagunça da maneira como acredita ser a ideal, inventar histórias, criar amigos imaginários e acreditar em fantasias.
É preciso deixar a criança viver em seu próprio mundo, e assim, despertar em seu verdadeiro universo.

bailarina

Cada ser humano tem um potencial característico e que, na infância, é determinante para escrever seu futuro. Uma criança já sabe exatamente o que quer ser quando crescer, basta observar suas brincadeiras, suas atitudes, sua maneira de pensar.

 

fera no pc

A psicologia talvez possa explicar essa relação. Mas, insisto em afirmar que a criança está mais ligada à realidade do que os adultos e, por isso, ela é capaz de sentir as coisas como elas realmente são.
Elas são mais desligadas do plano material e entendem com perfeição seus reais desejos, dos que não são verdadeiros, mesmo que não seja algo consciente. Elas sabem exatamente o que querem e percebemos isso quando fazem birras.
Ao longo de nossas vidas, podemos traçar outros caminhos que, muitas vezes, não condizem com o que realmente queremos, seja por falta de condições ou por necessidade de trilharmos outros caminhos, mas nossa essência sempre será a das brincadeiras de criança, quando éramos puros e “livres” para criar.
Por isso, é importante voltarmos no tempo e pensarmos no que éramos e no que somos hoje, no que construímos para nós e no que realmente queremos. A resposta sempre estará em nosso passado…em nosso coração.
Nossa história revela quem somos de verdade.

artista

Os factores que influem na vocação profissional vão desde os mais irrenunciáveis, como a idade ou classe social a que pertence, até aos mais exteriores, que determinam as nossas inclinações pessoais fora do nosso domínio: o mercado de trabalho, a evolução social e os meios de comunicação da comunidade. E a criança/jovem mais do que ninguém, vai assumindo, tornando seus, cada um destes factores, inclusive aqueles que se contradizem entre si, desembocando por vezes na desorientação total, que se exprime simplesmente pelo medo de decidir.