segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vai nevar?

“Vai ou não vai nevar?" 

Nesta quarta-feira (17), dia em que Curitiba relembra a última vez que nevou na cidade, meteorologistas emitiram um alerta de neve para quatro cidades do Paraná. De acordo com eles, o fenômeno pode acontecer na segunda-feira (22) em Palmas e em General Carneiro, no sul do estado, e também, em Clevelândia e em Pato Branco , no sudoeste. O fenômeno também deve atingir Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, uma frente fria deve chegar ao Paraná até a madrugada de sexta-feira (19), trazendo chuva ao estado. “Todas as regiões paranaenses vão ter dias bastante chuvosos até domingo (21). Nesse dia, haverá queda brusca das temperaturas, especialmente na divisa com Santa Catarina e na região oeste”, esclarece.
Para que a neve ocorra, Verardo explica que é necessário ter a combinação de chuva e muito frio. “Primeiro, vem a frente fria com chuva e depois, a massa de ar polar, que derruba as temperaturas. E é isso o que a previsão está indicando”, revela.  Segundo o meteorologista, nos próximos dias, existe a chance de mais cidades do estado receberem o alerta.
Apesar das condições de neve para segunda, o dia mais frio está previsto para terça-feira (23). A Somar antecipa que, em Palmas , a temperatura deve chegar -5°C, uma das menores mínimas que poderão ser registradas no Paraná. Em Clevelândia , a máxima não passa dos 10°C. Para a capital do estado, os curitibanos podem ter uma mínima de -2°C. Os meteorologistas avisam que a sensação térmica, temperatura sentida na pele, vai ser inferior a esses valores.
Última neve do Paraná 
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o último registro de neve no estado foi em 2 de agosto de 2011, no município de Palmas. “Não foi uma neve intensa, mas foram pequenos flocos, que podem ser considerados neve”, esclarece o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
Em 2010 e 2012, Jacóbsen lembra que o tempo criou condições de umidade e frio, mas não foram suficientes para formar o fenômeno. Segundo o meteorologista do Simepar, entre sábado (20) e domingo, vai ser possível confirmar se deve ou não nevar. “O que se pode garantir é um grande resfriamento. Talvez seja o frio mais intenso de todo o inverno deste ano no Paraná”, revela.
Filha de Carmen Woellner no dia 17 de julho de 1975, única vez em que nevou em Curitiba
38 anos sem neve em Curitiba 
Por enquanto, não há alerta de neve para Curitiba, segundo os meterologistas. Coincidentemente, a informação de que o fenômeno pode acontecer no Paraná surge em um dia memorável para os curitibanos. Em 17 de julho de 1975, foi a última vez que nevou na cidade.
“Nossa, foi maravilhoso”, lembra a artista plástica Carmen Lúcia Woellner. Ela conta que na noite anterior fez muito frio e o dia seguinte amanheceu com neve. “Minha sogra foi até em casa, bateu na janela e disse para gente acordar para ver a neve caindo. Todo mundo foi para fora ver”, afirma.
Carmen Lúcia, marido e filha em frente à casa, em Curitiba
Carmen se lembra deste dia por dois motivos. Além de ter sido a primeira vez que viu neve, o fato aconteceu no dia do aniversário dela. “Foi uma grande comemoração. Meu presente de aniversário”, conta. Apesar de o fenômeno estar previsto para outras cidades do Paraná, a artista plástica disse que vai deixar a filmadora pronta. “Seria maravilhoso se meus netos também pudessem ver. Ainda há esperança”.
Rio Grande do Sul e Santa Catarina 
Em 2012, os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina tiveram a ocorrência do fenômeno. Para este inverno, a Somar avisa que pode nevar na Serra Gaúcha e no planalto do Rio Grande do Sul entre domingo e segunda. O alerta vai para as cidades Lagoa Vermelha, Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Passo Fundo, Soledade e Arvorezinha.
Já em Santa Catarina, os moradores das cidades próximas à Serra têm grandes chances de ver neve. A previsão é para os municípios de Urupema, Lages, Bom Jardim da Serra e Urubici.








http://m.g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/07/parana-pode-ter-neve-nos-proximos-dias-dizem-meteorologistas.html.