domingo, 4 de agosto de 2013

Casa x Apartamento .

  • Segurança - Apartamentos
Casa - Para proteger uma casa é necessário investir em segurança (camêras, cercas, etc) e isso custa caro, sem falar nas mensalidades e manutenção desses equipamentos. Criar cachorros, rachar com a vizinhança um guarda de rua, entre outras medidas, são mais despesas que engrossam os custos com sua segurança.
Apartamento - Mesmo que não haja índices que comprovem isso, há muito menos assaltos a apartamentos que a casas. Isso sem falar nos meios de segurança, como portaria, seguranças, câmeras, interfone, entre outros aparatos, que podem ser divididos entre todos os moradores, reduzindo, e muito, os custos.
  • Privacidade - Casas
Casa - Quando você está na sua casa, é tudo seu, a churrasqueira, o quintal... Você pode convidar quantas pessoas quiser, dar festas, pular, ouvir música alta, ter animais soltos, tudo isso quando quiser. Não precisa se controlar ao fazer alguma atividade, nem precisa ficar ouvindo o barulho daqueles moradores chatos, e o melhor, não vai acordar com o salto alto da moradora de cima as 5h da manhã.
Apartamento Aqui a coisa complica, não pode falar alto, a música e as festas tem hora para acabar e ovcê fica preso dentro de seu apartamento, sendo que as áreas de lazer do prédio são comuns. Além do que sempre tem aqueles vizinhos chatos que não param de reclamar ou de fazer barulho, mesmo de madrugada.
  • Custos Apartamentos
Casa - Seu preço, tanto para alugar como para comprar, é cerca de 25% mais caro que os apartamentos, uma vez que, nesse caso, o terreno é único. O mesmo vale para os impostos comoIPTU, elevando-se tanto o preçoi de compra como de manutenção.
Apartamento - É mais barato já que o custo do terreno é dividido entre os moradores e a própria manutenção, por ser ratiada, torna-se mais barata. No caso do IPTU, é sensivelmente mais em conta. Todavia, vale lembrar sobre a eterna da taxa de condomínio que, por outro lado, torna-se barata em vista dos benefícios, como por exemplo menores preços para TV, Piscina, Internet, Salão de Festas, etc.
  • Liberdade - Casas
Casa - Em uma casa o dono pode tudo, gritar, dar festas, colocar música alta, reformar quando der na telha, usar o jardim como quiser e muito mais, coisas impensáveis quando se mora em prédio.
Apartamento - Em apartamentos é tudo diferente, uma vez que a decisão coletiva dos moradores é a que vale, seja para pintar a fachada e escurecer janelas ou para ter ou não animais de estimação. Festas e música alta até tarde, esqueça!
  • Manutenção - Apartamentos
Casa - Manter uma casa dá trabalho e ainda custa algum dinheiro, principalmente se tiver piscina ou outro diferencial. Cortar grama, arrumar o encanamento, manter um jardim, deixar tudo limpinho, etc, consomem seu tempo e dinheiro.
Apartamento - Em prédios parte da taxa de condomínio é usada para contratar profissionais para a limpeza e manutenção do edifício. Tarefas chatas, como limpar o jardim e levar o lixo para fora, por exemplo, deixam de incomodá-lo.


Bem, é isso, nessa briga entre casa e apartamento, 2x3 para este último. É isso ai, a escolha é sua!